Blog

Como usar madeira de demolição?

Quando falamos de madeira de demolição, estamos falando de itens que foram retirados de um processo muito comum em um projeto, a demolição.  Na maioria dos casos estamos falando sobre reaproveitamento de madeiras como Peroba Rosa, Ipê, Jacarandá, Jatobá, entre outras. No Brasil, o sul é considerado o maior fornecedor desse tipo de madeira.

Existe uma certificação voluntária do FSC (Conselho de Manejo Florestal), mas não é obrigatória, pois o Ibama não tem uma lei específica para esses casos, então na hora de comprar, procure um fornecedor confiável e procure saber sobre a origem do material. Usar esse tipo de madeira é um forma de ajudar o meio ambiente. Na área de construção civil, muitos processos podem ser considerados mais agressivos e que necessitam de alta segurança para serem realizados. Um desses serviços é o de demolição. Por isso, reaproveitar madeira de demolição é essencial. Os pedaços de madeira que você comprar podem ter as extremidades diferentes, mais largas, mais finas ou a tábua está mesmo deformada. Uma parte pode está danificada pela umidade. Por isso, não será capaz de usar o pedaço inteiro para projeto, então compre um pouco mais do que o necessário previsto para trabalhar.

Tenha cuidado ao manusear, pois a lâmina de serra e mesmo que as boas lojas de madeira de demolição retirem a maior parte das ferragens da madeira, certifique-se que não há mais nenhum prego antes de cortar. Para o acabamento você pode usar ceras para proteger, mantendo uma aparência não tratada. O Poliuretano dá um brilho e durabilidade para móveis de alto uso.

Quer saber mais sobre demolição? Continue acompanhando nosso blog!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts

Preencha o formulário para entrar em contato