Blog

Dicas sobre a terraplanagem

Na construção, quando começamos uma obra, uma das primeiras etapas é a terraplanagem. Para quem não conhece, esse é um processo crucial e muito delicado em uma construção civil. A terraplanagem tem como objetivo nivelar todo o terreno, deixando-o bem firme e fazer a compressão da terra para que ela suporte a estrutura são passos primordiais antes de começar definitivamente a construir qualquer coisa. Para ser feito com excelência, o serviço de terraplanagem requer o uso de diversos equipamentos com funcionalidade complexa e que devem ser operados por pessoas que possuam experiência em manusear cada veículo, como por exemplo a retroescavadeira e o caminhão basculante.

Há alguns casos, onde há a escavação de subsolos para garagens de edifícios, a terraplenagem é executada após a conclusão da estrutura e das vedações. Em meio a tantos processos, é necessário alguns cuidados devem ser tomados, tais como:

  • A correta utilização de equipamentos e itens apropriados para o serviço;
  • A execução dos procedimentos com condições meteorológicas favoráveis;
  • O bom dimensionamento da equipe para evitar tempos ociosos de espera;
  • Um bom almoxarifado, contendo peças utilizadas na manutenção dos equipamentos, para não haver espera na aquisição de peças de reposição;
  • Pessoal treinado no manuseio dos equipamentos e em prever riscos.

Vale ressaltar que o correto levantamento topográfico, limpeza do terreno, terraplenagem e sondagem de solo são atividades realizadas preliminarmente à instalação do canteiro de obras e que precisam ser devidamente executadas, respeitando limites de prazos e custos preestabelecidos. Falhas e atrasos nesses serviços podem empurrar para frente todo o cronograma da obra e, pior, comprometer a viabilidade do empreendimento. Assim, na hora de procurar uma empresa para realizar a terraplanagem para sua obra, não deixe de entrar em contato conosco da Romptec.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts

Preencha o formulário para entrar em contato