Blog

Para que serve a terraplanagem?

Todo terreno precisa ser adequadamente preparado para um projeto seja construído. É nesse momento que a terraplanagem entra em ação. Este é o ato de terraplenar, ou seja, escavar ou encher de terra um determinado local, deixando o local propicio para que uma construção seja feita.  Existem diversos métodos para se fazer a terraplanagem, como por exemplo, através de escavação mecânica, que é o método mais utilizado. Diversas máquinas são utilizadas nesse processo, como é o caso dos tratores, que fazem uma terraplanagem mais superficial e também ajudam na compressão da terra. Neste método está incluindo operações de escavação com transporte, espalhamento e compactação de terras que  tem como objetivo atender projetos topográficos, movimentando quantidades de solo para reforçá-lo ou torná-lo seguro.

Outro método muito comum é a chamada escavação hidromecânica, que utiliza diversas máquinas, como por exemplo a escavadora hidráulica, que utiliza água para fazer a terraplanagem, fazendo a sucção da terra juntamente com o líquido. Tudo isso por que ela pode ser feita através da pressão com um jato de água ou com sucção. Porém, o método utilizado para fazer  terraplanagem pode variar de acordo com o tipo do projeto. Esses métodos também pode ser combinados, como no caso do método hidráulico e mecânico, o que traz ainda mais eficiência no preparo da terra para o início da construção. Normalmente são utilizados equipamentos variados, pois a combinação de todos eles é que faz com que a terraplanagem fique da maneira ideal para começar o trabalho a se construir. No entanto, nenhuma dessas técnicas irá ficar adequada se não for realizada por uma empresa que saiba o que está fazendo.

Assim, na busca pela melhor empresa do segmento, não deixe de entrar em contato conosco para tomarmos conta do seu projeto. Aqui na Romptec, você tem experiência e qualidade no atendimento.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Outros Posts

Preencha o formulário para entrar em contato