Quando falamos em resíduos da construção civil, nem sempre falamos de itens descartáveis. Alguns desses resíduos precisam ser tratados de maneira adequada para que possam ser reciclados e reutilizados ou descartados. Assim, todo mundo sai ganhando e o meio ambiente também!
Os resíduos em uma construção podem ser gerados pelos próprios métodos de execução de um serviço ou por algum tipo de demolição.
Como podemos classificar um tipo de residuos?
A classificação do lixo da construção civil é dividido pelos tipos de materiais utilizados na execução dos serviços de uma obra.
Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Eles podem ser classe A, B, C ou D.
Resíduos Classe A
Os resíduos de Classe A nas construções civis são representados pelos materiais que podem ser reutilizados na própria obra. Além disso, se não puderem ser utilizados na mesma construção, podem ser encaminhados para unidades de reciclagem de materiais ou aterros próprios para materiais de construção civil. Dessa forma, podem ser dispostos para reciclagens ou reutilizações futuras. tais como materiais cerâmicos, blocos ou tijolos de alvenaria, telhas, etc.
Resíduos Classe B
Os resíduos de Classe B são aqueles que podem ser reciclados para outros fins , tais como, papel, papelão, plástico, metal, etc.
Resíduos Classe C
Os resíduos de Classe C, nada mais são do que materiais que não podem ser reciclados pois ainda não há técnicas para o processo de reaproveitamento. Portanto, é necessária atenção especial com esses materiais durante o processo de execução de uma obra para que não haja desperdício de materiais.
Resíduos Classe D
Os resíduos de Classe D são materiais perigosos que podem causar danos à saúde humana e animal e ao meio ambiente. eles podem ser tinta, solventes, vernizes, etc.
Na hora da demolição, não deixe de entrar em contato conosco!